Resumo: | Trata da história dos Centros Formadores de Recursos Humanos para a Saúde ou das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS), criados e mantidos pela rede pública de saúde na década de 80. Sua concepção foi desenhada a partir do reconhecimento das dificuldades enfrentadas pelos profissionais dos serviços de saúde que, embora atuassem na assistência à população e “sofressem” inúmeros treinamentos para o desempenho de atividades no trabalho, não dispunham de condições materiais para participar de um processo educativo que lhes propiciasse dignidade e identidade profissional, conseqüentemente respeito e valorização. Assim, desde seu início, as ETSUS têm como princípio a inclusão social de milhares de trabalhadores da saúde. Hoje, mantendo sua concepção e estrutura direcionadas para organizar e oferecer serviços educativos voltados para as necessidades da área de Saúde, essa rede de escolas é considerada a alternativa para a oferta de educação profissional para o Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é a razão principal para que o Ministério da Saúde (MS), por meio do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da área de Enfermagem (PROFAE), esteja investindo amplamente na consolidação e expansão de seu modelo. Sua abrangência não delimita espaços; sua metodologia não discrimina pessoas; sua potencialidade supera as barreiras de uma escola tradicional. Assim são as ETSUS^ipt.
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